segunda-feira, 4 de março de 2013

VIAGEM HUMANA

O primeiro passo é em direção a um lugar vazio, sem arvores, sem flores, sem pássaros, sem vida, sem nada, naquela areia quente. Sol que queima a sua pele até você perde-la e adquirir uma nova e mais resistente. Se preciso for, assim como um camaleão, até a sua cor muda para adaptação. Seus cílios tendem a crescer. O calor é intenso e a falta da água assusta. Não existem nuvens. A única sombra que se vê é a própria.
As noites são extremamente frias e o céu cheio de estrelas. A lua que míngua aparece soberana. Fina e linda, tão delicada quanto gelada. É difícil dormir a noite. É preciso força. 
Seus gritos de aflição ou de prazeres não serão absorvidos. Não existem ouvidos por ali. 
É a solidão ou a liberdade, depende de você. Alguns temores estarão lá para tirar a sua  paz e perturbar o seu sossego. São cobras e escorpiões, são vultos passeando de um lado para o outro sem imagens definidas. São os seus medos se materializando. Você pensa na vida nessa hora. Você procura entender o porque de uma viagem assim se este roteiro de turista, não foi escolha sua. Enveredar por caminhos árduos, só mesmo por nossa própria falta ou nosso descuido. Pode ser que o seu destino também tenha algo a ver com isso mesmo você não tendo nascido um tuaregue.
Mas essa viagem pode ser extremamente enriquecedora se você obedecer e der uma chance à sua paciência e com mente aberta, entender o que suas vozes internas têm a dizer. Se você conseguir com inteligencia observar como o vento artista, desenha a seu bel prazer, sem esforço, com todo o seu tempo, talento e criatividade, formas jamais vista e que nunca se repetem em todo aquele mar de areia, você já terá aprendido alguma coisa. Quando for capaz de entender o valor dos sentimentos, quando reconhecer a semelhança do seu valor com o de qualquer outro ser humano, quando a humildade em forma de brilho, te tornar assim visível para os que te vêm, é o deserto que peregrina que esta chegando ao fim. O seu molde estará pronto e terá mais força e facilidade para continuar a sua vida com sabedoria. Quando de longe vir uma luz que promete uma cidade, o pior terá passado.
É o seu oásis tão esperado. E com certeza onde existir o conhecimento, o sofrimento será menor.
O mar é tão poderoso justamente por se colocar abaixo de todos.













Um comentário: