quinta-feira, 29 de maio de 2014

BONS TEMPOS .... SAUDADES DO BRASIL

Era um prazer ver e ouvir alguém entendido falar das cores da nossa bandeira.
Era um azul traduzindo o céu, o verde representando as nossas florestas me fazendo sentir tremendo orgulho da nossa amazônica, as estrelas mostrando nossos estados. Um pais enorme, o  gigante adormecido. O amarelo me mostrando o quanto eramos ricos. A faixa que falava da ordem e progresso, me deixava assim com uma sensação de alegria, de confiança, de prazer em saber que eu fui nascido por aqui e que aquela bandeira era minha. 
Já pensei e adorei tanto essa bandeira.
O hino Nacional então era o máximo, era uma harmonia que me fazia arrepiar pelo corpo inteiro, mesmo sem entender nada da letra ou a própria razão de ter um hino. Mas parecia uma coisa assim de DNA,  porque aquela sensação, só sendo brasileiro mesmo para entender.
É como querer explicar o Saci Pereré para um estrangeiro, ele pode até entender, mas sentir jamais.
As pessoas pareciam tão boas, era mesmo um "mundo" maravilhoso. Pais pacífico onde todos eram muito bem vindos. Mas fui crescendo e comecei a ouvir falar de uma dívida externa que era o assunto titular da imprensa. Observava  que ela só aumentava e era a culpada por todos os problemas que estavam surgindo por aqui. Começaram os problemas de crimes, de pessoas do governo que também roubavam o dinheiro publico.
Fiquei muito cansado, muito triste com tudo isso e me mudei daqui. Não entendia porque em outro pais a vida podia ser tão parecida com a que desejávamos e aqui,  que é o nosso lugar, estávamos navegando totalmente contra a correnteza, completamente sem direção.
Vivi 20 e poucos anos fora do nosso querido Brasil de Anil.
Mas voltei com esperança de encontrar o pais dos meus sonhos e a decepção foi enorme, me senti traído. E já perdi a noção dos crimes, dos roubos, das corrupções, da saúde que nunca sai da UTI, da justiça completamente injusta, da falta de respeito, da falta de educação, a irresponsabilidade dos políticos, da falta de palavra das pessoas, das promessas impossíveis, dessa esperteza que não beneficia a ninguém nem mesmo ao esperto.
Essa mania que eles têm de mentir e querer fazer você engolir tanta hipocrisia. 
E fico imaginando que democracia pode ser essa que eu sou obrigado a votar em quem não quero. Como posso praticar minha cidadania se a opção de escolha que tenho são as que eles já escolheram antes para que eu pudesse optar, me enchendo de partidos que não me agradam em nada.
É preciso começar tudo de novo. Sem idealismo, sem patriotismo, sem vontade realmente de fazer o sonho dessa nação se tornar real, continuaremos sem rumo, e o Brasil continuará sem as cores que eu sempre via em meus pensamentos.
Estamos na escuridão da cegueira, principalmente a política.

O Brasil esta de mal com ele mesmo......





Nenhum comentário:

Postar um comentário